domingo, 22 de maio de 2016

Saecula Saeculorum


Saecula Saeculorum é uma lendária banda de Rock Progressivo que foi criada em 1974, no estado de Minas Gerais. A banda era formada por Giacomo Lombardi (piano e voz), José Audisio (guitarras), Bob Walter (bateria), Edson Plá Vieguas (baixo), Juninho (bateria) e o violinista Marcus Viana, que depois iria formar o Sagrado Coração da Terra.
Dentre os músicos do Saecula Saeculorum, Giácomo Lombardi era filho de uma família de imigranes italianos, e assim como Marcus, desde pequeno desenvolveu seu apetite por música, aprendendo diversos instrumentos com seu pai. Entre todos os instrumentos, passou a se destacar no piano, sendo que com doze anos, já dava aulas para colegas e também compunha canções, que com o passar dos anos, transformaram-se na principal fonte de renda da família Lombardi.
O encontro dos dois gênios da música nacional se deu em um grupo único, que passou a excursionar, destacando-se como um dos principais nomes do rock progressivo na época, graças principalmente à técnica de seus integrantes, mas sem nunca lançar um material original.

O grupo acabou em 1977, e nunca mais se falou da banda, até que em 1996, foram encontradas algumas fitas demo, as quais foram gravadas em setembro de 1976, nos estúdios Bemol, e que acabaram sendo tratadas, mixadas e transformando-se no álbum Saecula Saeculorum. O álbum acabou não saindo em 1976 por problemas contratuais.
O grupo havia sido apresentado à gravadora Time Warner, que na época, colocou o baixista Liminha (ex-Mutantes) para negociar com os mineiros. Liminha acabou não concordando com as longas canções, e exigiu canções curtas, que pudessem atingir um sucesso comercial. Os membros do Saecula Saeculorum recusaram a oferta, e o projeto ficou engavetado por anos, enquanto o grupo rompia os laços e Marcus Viana partia para uma bem sucedida carreira ao lado do Sagrado Coração da Terra e também compondo trilhas para filmes e novelas. 
Já Lombardi abandonou a música nos nos 80, após algumas participações com o Sagrado Coração da Terra, fundando ao lado da irmá Roberta Navarro a marca de roupas Vide Bula, a qual foi responsável por vestir Nina Hagen e Rod Stewart na primeira edição do Rock in Rio, em 1985.

Felizmente, em 96, Marcus Viana, no estúdio Sonhos & Sons, reúne, edita e masteriza digitalmente o material que ainda possuíam e que seria a base da fita demo. O som é considerado como um dos melhores trabalhos da cena progressiva nacional de todos os tempos.

1976 - Saecvla Saecvlorvm
http://*www.*mediafire*.com/download/7oo48o80whz4y3s/1976+-+Saecula+Saeculorum.rar (precisa tirar os *)



01 Saecula Saeculorum
02 Acqua Vitae
03 Eu Quero Ver o Sol
04 Constelação de Aquarius
05 Rádio no Peito

(*) não tenho os compositores das músicas, assim que conseguir, farei a atualização.

As letras são em português, mas devido a gravação não estar muito nítida desfavorece uma compreensão maior das letras.
O som é de muita personalidade, onde é fácil perceber a competência de todos os músicos, além, é claro, das músicas serem muito bem feitas e de muita inspiração. O disco é bem consistente não contendo nenhuma música ruim, é realmente triste que este disco não seja devidamente conhecido dos apreciadores do progressivo porque como está escrito no encarte do cd "o Saecula foi como ouro debaixo da terra por 20 anos".

Os primeiros minutos começam como se fosse um álbum de MAHAVISHNU ORCHESTRA. Os violinos são bastante Jazzy. Mas a música entra em um território mais familiar depois de um tempo. A faixa de abertura, a faixa-título não menos, é muito jazzy por causa do violino.
O resto do álbum é muito bonito cheio do espírito do Renascimento, e influenciado por YES e AREA. É pesadamente influenciado pelo compositor clássico Handel, além de bandas como PFM da cena italiana. O som é muito aberto. Os principais instrumentos são o violino, piano, teclados, existem algumas guitarras - segundo o próprio Marcus : "a guitarra era mais forte ao vivo...no disco está por trás...mas é parte fundamental da criação sonora". A boa voz de Marcus Viana é um detalhe a parte, romântica, tranquila e muito bem empostada.
A qualidade da banda é muito boa. Saecula Saeculorum tinha seu próprio estilo. O álbum é curto mas dá conta do recado e certamente com a continuação da banda, muita coisa boa viria a ser realizada.

Este trabalho é altamente recomendável para qualquer amante do rock progressivo, tanto pela virtuosidade por parte de alguns integrantes da banda, como também pela curiosidade dos fatos.


PS: lembrando que o blog é contra a pirataria e o link é apenas para as pessoas conhecerem e, se gostarem do que ouvirem, comprarem o original.

4 comentários:

  1. Hey Fábio, esta banda fez o melhor Rock Progressivo dos anos 70 aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo som realmente!!!! Abraços

      Excluir
    2. acho o terço, bixo da seda, a barca do sol, e casa das máquinas melhores, mas muito bom também!
      recomendo ouvir essas bandas inclusive

      Excluir
  2. Em 2019 o link ainda funciona! Obrigado =D

    ResponderExcluir